Pico das Almas Três dias - Conheça lugares inéditos

 

Conheça os mais belos lugares do mais belo passeio de Rio de Contas em três dias, com subida ao Pico das Almas, passagem por formações rochosas únicas em toda a chapada, local possui uma rica biodiversidade com plantas endêmicas. Você estará no topo da terceira maior elevação da Bahia e do nordeste acerca de 1.958 metros. Visaita também ao Poçco Preto e a Cachoeira do Jiló locais muito bons para boas braçadas.103

 

DESCRIÇÃO  

Primeiro dia - Vale do Queiroz, Subida até o Pico das Almas, Por do Sol e acampamento no Topo

De Rio de Contas seguiremos de carro em direção ao início da trilha, a caminhada inicia em nivel leve até o Vale do Queiroz, um santuário ecológico uma vasta área plana com muitas formações rochosas únicas em toda a chapada diamantina, o visitante se verá cercado por montanhas e um grande campo sempre florido, após a pasagem pelo Vale encantado o nivel de dificuldade se eleva, onde os visitantes deverão retomar a atenção e os cuidados, sempre sobre a orientação do guia. A medida que a subida se torna mais íngreme, vem a recompensa, as vistas panorâmicas vão aparecendo, e ao chegar ao topo o visitante tem uma vista completa. O acampemento será montado no topo, existe um local apropriado protegido dos fortes ventos para montar as barracas, uma outra opção é dormir em uma pequena caverna que há próxima ao topo, sendo possível fazer uma fogueira. À noite será possível avistar um céu estrelado e a iluminação das cidades de Livramento e diversos vilarejos e povoados próximos. Lá do alto os visitantes irão ver os gerais de Rio de Contas, a Serra da Tromba, Serra do Tombador, Morro da Torre, Pico do Itobira, Pico do Barbado, Serra da Mesa,etc. Na volta o visitante poderá tomar um banho refrescante nas águas do Vale do Queiroz, (no verão), um pequeno poço com suas águas cristalina e transparentes, após o banho caminhada até o carro, volta para a cidade.

Use calçados adequado para trilhasDistancia de carro ida: 19 km - Percurso de trilha ida: 7 km - Nivel de esforço: Baixo no começo, alto no final - Duração do passeio: todo o dia. 

 

Segundo dia - Visita ao Outro Lado do Vale do Queiroz, Cachoeiras Exclusivas, Formações rochosas inéditas

Um dia de trilhas únicas e esclusivas, descobertas pelo guia Lé há alguns anos, mas só agora ele decidiu mostrar aos visitantes essas belezas únicas, pelo fato de o local não ser visitado não há trilhas feitas sendo necessário seguir com um guia que tenha conhecimento avançado da região. A caminhada começa em nivem baixo rumo a outra parte do Vale, passagem por várias formações rochosas e grandes conglomerados, em seguida vem as descidas e acesso a um pequeno riacho de águas cristalinas e matas de leito de rio, a caminhada segue plana mas por matas, após essa passagem de grandes árvoes é hora de descer um paredão com cerca de 25 metros, após essa descida chega-se a cachoeiras inéditas esxclusivas, são cachoeiras pequenas localizadas em um lugar único e isolado de tudo, a queda d'água maior tem cerca de 10 metros, parada para fotos e contemplação, após o banho pega-se o caminho de volta ao acampamento, ao chegar de volta ao Vale do Queiroz os visitantes vão avistar o Pico das Almas de um ângulo inédito e exclusivo.

Obs: esse passeio não pdoe ser feito em dias chuvosos, chuvas fortes, risco de tromba d'água. 

Dificuldade: Médio - Tempo de Caminhada ida: 3 horas - Duração do Passeio: 6 horas - Use calçados de boa aderência, calças compridas.

 

Terceiro dia - Descida do Pico, Cachoeirinha do Brumadinho, Cachoeira do Jiló e Poço Preto, visita a Fazenda Vaccaro

O dia começa com um belo nascer do sol no topo da terceira maior elevação da Bahia, após o café da manhã é hora de desmontar o acampamento e descer o Pico das Almas, durante a descida os visitantes irão contemplar os mais belos panoramas, após a descida passagem pela mata de encosta e passagem novamente pelo Vale do Queiroz e cam inhad até o carro, após cerca de 30 minutos de carro tem passagem pela cachoeirinha do Brumadinho com parada para banho e contemplação, após o banho seguiremos direto para as Cchoeira do Jiló e o Poço Preto, a Cachoeira do Jiló possui vários poços ideais ao banho com profundidades variadas, o Poço Preto é um poço bem escuro e com profundidades que chegam aos seis metros, bom para quem sabe nadas e dar boas braçadas, após o banho pegaremos a trilha de volta até o carro e pra fechar com chave de ouro tem visita  Fazenda Vaccaro, local onde é fabricada a aguardente Serra das Almas, eleita em 2011 a melhor cachaça do Brasil.

Obs: na alta estação é cobrada uma taxa de visita a Fazenda Vaccaro, esse valor fica à parte  

Dificuldade: Moderado - Tempo de Caminhada ida: 4 horas - Duração do Passeio: todo o dia - Use calçados de boa aderência

Lanche e alimentação ficam por conta dos visitantes 

 

Aceitamos todos os meios de pagamento

pag2019

Visitantes On line

Temos 56 visitantes e Nenhum membro online

© Rio de Contas Adventure. All Rights Reserved.

Site desenvolvido por Edwilson A. Ramos